Translate

domingo, 31 de janeiro de 2016

Alimentos congelados: como congelar hortaliças?




Se você acompanha o nosso blog, já sabe como congelar frutas. Pois agora chegou a hora de aprender a congelar as hortaliças (verduras e legumes).

Os únicos vegetais que não devem ser congelados são aqueles que utilizamos em saladas cruas. O restante está autorizado para ser armazenado no congelador. A grande maioria dos legumes e vegetais deve ser congelada em pratos prontos (cozidos e refogados), escaldados ou branqueados (pré-cozidos), e alguns podem ser congelados crus.

O processo de escaldar (ou branqueamento) permite que os vegetais conservem suas características originais, além de retardar a ação de enzimas e o desenvolvimento de algumas bactérias responsáveis pela deterioração do produto.

Veja, abaixo, algumas dicas essenciais para congelar hortaliças:

- Escolher vegetais frescos, tenros e de boa qualidade
– Lavar cuidadosamente
– Conservar no refrigerador (geladeira) até o seu preparo
– Branquear (ou escaldar)
– Esfriar rapidamente
– Empacotar em sacos de polietileno, em potes plásticos ou em outra embalagem, ao vácuo
– Rotular

Branquear (ou escaldar)

Para realizar o branqueamento, leve ao fogo uma panela contendo água para cobrir aproximadamente 500 g de vegetais. Quando a água estiver fervendo, coloque no seu interior uma peneira contendo o vegetal já limpo. Evite cortá-lo em pedaços muito pequenos para que ele não perca muitas vitaminas. Quando a água recomeçar a ferver, conte o tempo prescrito na tabela abaixo para o branqueamento. Retire a peneira e mergulhe-a em uma bacia contendo água fria e pedras de gelo, para que o resfriamento ocorra rapidamente. Escorra os vegetais, seque-os e embale extraindo o ar. Rotule.
Descongelamento

Os legumes e vegetais crus devem ser cozidos ainda gelados, com um pouco de água. Se eles foram escaldados, devem ser cozidos por menos tempo que os vegetais frescos.

Coloque sal no início do cozimento ou descongele em panela de pressão por 2 minutos.

Os vegetais usados em ensopados vão direto para a panela, junto com os temperos ou molhos. Quando usados em saladas, devem ser mergulhados na água borbulhando, com sal.


Fonte: certosabor
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

AnunciAD

PopCash

O Poder das Frutas e Hortaliças

O Poder das Frutas e Hortaliças

Nossa Página no Facebook

Popular Posts

Clima/Tempo

VTR