Translate

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Descubra os benefícios do maxixe e aprenda receitas deste vegetal



Foto: Reprodução/ internet

O maxixe, de nome científico cucumis anguria L., é uma hortaliça originária da África e trazida para as terras brasileiras pelos escravos. Não muito familiar para a maioria das pessoas que vivem no Sul e Sudeste do Brasil, o maxixe é bastante popular no Norte e Nordeste do país.

Com poucas calorias, esta hortaliça é fonte de minerais e pode ser usada no preparo de sucos, saladas e pratos como farofas e refogados.
Propriedades e benefícios

O maxixe contém uma série de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, como o betacaroteno, as vitaminas do complexo B e C, e minerais como o zinco, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e sódio.

O zinco é um mineral importante para o funcionamento adequado de todos os tecidos do corpo e para o metabolismo do açúcar e de proteínas. Devido à presença de zinco, o maxixe auxilia na prevenção e no combate aos distúrbios da próstata, reduz a concentração do “mau” colesterol (LDL), atua na cicatrização de diversos ferimentos e elimina manchas brancas nas unhas.

Além disso, esta hortaliça também pode ser útil no tratamento de casos de cálculo renal, hemorroidas, inflamação dos rins e vômitos.

Devido à grande concentração de sais minerais e vitaminas, o maxixe também pode ajudar no funcionamento do metabolismo das proteínas e no fortalecimento do sistema imunológico.

Receitas

Para não perder os benefícios proporcionados pelo zinco, que é quase totalmente perdido durante o processo de cozimento, recomenda-se consumir o maxixe cru. Basta descascar, cortar em rodelas e colocar em uma salada de tomate, cenoura e alface. Esta hortaliça pode substituir o pepino, por ter um sabor bastante semelhante.

Suco de maxixe

Para preparar o suco, basta raspar um maxixe e cortá-lo ao meio. Depois, adicione um copo de água e bata tudo no liquidificador durante cinco minutos. Coe e beba.

A indicação é tomar esse suco duas vezes ao dia, sendo uma vez em jejum e a outra, 30 minutos após o jantar.

Você também pode preparar suco de maxixe com maçã e cenoura; laranja e maxixe; e maçã, salsão e maxixe.

Suco verde de maxixe

Muitas pessoas usam o maxixe para preparar suco verde, misturando com laranja e maçã, sem casca, e batido no liquidificador. Outra sugestão é bater no liquidificador os seguintes ingredientes: dois maxixes, sem casca, com um copo médio de água. Coe e tome uma vez pela manhã, em jejum.

Refogado de maxixe

Ingredientes:

– 12 maxixes;

– 1 cebola roxa pequena e bem picadinha;

– Sal a gosto;

– Pimenta malagueta a gosto;

– 2 dentes de alho pisados;

– Tempero verde a gosto;

– Azeite para refogar.

Modo de preparo:

Lave bem o maxixe e raspe a casca delicadamente, retirando as saliências. Corte em pedacinhos e reserve.

Refogue a cebola e o alho até ficarem douradinhos, depois acrescente a pimenta e o maxixe, refogando bem em fogo médio, durante 15 minutos no máximo. Acompanhe sempre a frigideira e coloque água quente para evitar que seque.

Depois, adicione sal e tempero verde a gosto.


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

AnunciAD

PopCash

O Poder das Frutas e Hortaliças

O Poder das Frutas e Hortaliças

Nossa Página no Facebook

Popular Posts

Clima/Tempo

VTR

Blog Archive