Translate

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Benefícios da Babosa (Aloe Vera) ´acesse e compartilhe saúde




A babosa é uma planta utilizada para diversos fins medicinais há muitos anos. Muito utilizada para problemas relacionados com a pele (acne, psoríase, hanseníase, etc), encontram-se relatos do uso entre civilizações antigas como os egípcios, gregos e mesmo citações na Bíblia, deixando claro que era comum o uso desta planta na antiguidade.

A babosa (conhecida cientificamente como Aloe vera) fortalece o  sistema imunológicoe tem ação anti-inflamatória e antiviral (inclusive inibindo a multiplicação do vírus da AIDS). Algumas pesquisas isoladas mostraram que os oligossacarídeos presentes na babosa ajudam a combater as células malignas. Os princípios ativos se encontram no gel e não na casca.

Benefícios da Babosa

Estabiliza a glicemia sanguínea em diabéticos

Reduz processos inflamatórios no organismo

Faz o equilíbrio do colesterol e triglicérides

Trata úlceras, síndrome do intestino irritável, doenças de Chron e doenças celíacas

Contém alto teor de Acemannan, um fortalecedor imunológico natural

Aumenta a expectativa de vida e longevidade

Ajuda eliminar os desconfortos do refluxo

Acelera a cura de queimaduras físicas e radioativas

Melhora a saúde da gengiva

Reduz derrames e ataques cardíacos

Melhora o funcionamento intestinal

Possui enzimas que facilitam a digestão

Ajuda a dissolver pedras nos rins

Aumenta o desempenho cardiovascular e a resistência física.

Protege o corpo contra o stress oxidativo.



Composição da Babosa

Água

20 minerais

12 vitaminas

18 aminoácidos

200 componentes vegetais ativos (fitonutrientes), incluindo: enzimas, terpenos (um fitonutriente que reduz o açúcar no sangue), gliconutrientes e glicoproteinas.

Polissacarídeos, incluindo: Acemannan, Mannose-6-fosfato, Polimannans

Glicosídeos Fenólicos, como o Dihydrocoumarins

Cuidados na Ingestão

Você já deve ter ouvido falar que a babosa é tóxica, e que é imprópria para ingestão, não é? No Brasil, a ANVISA proíbe produtos alimentícios que contenham babosa. De fato, existem diversas espécies de babosa, e algumas delas realmente são tóxicas para ingestão. Porém, a espécie Aloe vera barbadensis é considerada segura e cheia de benefícios para nossa saúde.

Lembrando também que devemos sempre comsumir apenas o gel do interior das folhas, pois é na casca que elementos potencialmente tóxicos se encontram.

Como consumir a Babosa?



Observados os cuidados acima, o gel da Aloe vera, quando extraído adequadamente, praticamente não tem gosto e portanto soma-se bem a qualquer suco ou bebida que você prepare no liquidificador.

Para fazer uso desta planta, descasque-a com a ajuda de uma faca e jogue um pedaço do gel (mais ou menos uma colher de sopa) dentro do copo de liquidificador.

Você pode usar o gel da babosa em sucos, vitaminas e shakes. Cuidado com o excesso, pois pode provocar efeitos indesejáveis. Não existe uma quantidade ideal por dia. Comece com uma quantidade pequena e vá aumentando aos poucos se assim desejar.

Em termos de conservação, o ideal é conservar a folha em geladeira depois de colhida. O gel colhido pode ser congelado e guardado por até seis meses.

Suco de Babosa

Por ser uma planta com propriedades depurativas, a babosa é uma boa aliada para melhorar o metabolismo. Ao misturá-la com limão obteremos a propriedade depurativa junto às propriedades desintoxicantes. Esse suco também ajuda melhorar a imunidade e fornecer mais energia.

1 colher de sopa do gel da babosa aloe vera barbadensis

1 colher de sobremesa de mel ou melado

Suco de um limão

Bata os ingredientes e um copo de água no liquidificador. Tome preferencialmente em jejum.

Babosa para Pele e Cabelos



A indústria cosmética vê a babosa (Aloe vera) como base e fitocosmético para vários produtos de beleza, tais como: cremes faciais e capilares, limpadores de pele, loção fortalecedora do couro cabeludo, desodorantes, loção pós-barba, shampoos, cremes para acne e loção para caspa.

Na pele a Aloe vera previne a formação de rugas hidratando peles ressecadas e flácidas. Também é muito útil para o tratamento de cortes e feridas, acne, coceiras e  manchas na pele. Um dos usos mais especiais deste produto natural é o cuidado com a pele, seja por queimaduras ou no tratamento de cicatrizes, em função de seu gel que acelera notoriamente o processo de cicatrização, melhorando a circulação do sangue em volta da ferida.

Graças ao fato da babosa ter propriedades anti-inflamatórias é um bom remédio contra a  acne. Ajuda a controlar a oleosidade que se acumula na pele. Você pode usar um gel de babosa sobre as espinhas para diminuir o inchaço.

Nos cabelos a babosa ajuda a diminuir a coceira e  irritação do couro cabeludo, fortalece, melhora a oleosidade e  caspa

Para receitas específicas de como usar a babosa, veja o post Receitas com Babosa para sua Pele e Cabelos.


Fonte: belezaesaude
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

AnunciAD

PopCash

O Poder das Frutas e Hortaliças

O Poder das Frutas e Hortaliças

Nossa Página no Facebook

Popular Posts

Clima/Tempo

VTR

Blog Archive