Translate

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Oleaginosas e muitos benefícios pra sua saúde!



foto: blog nutriela

Por Thais Simis
Hoje em dia está muito em alta receitas com oleaginosas. Estamos falando das nozes, castanhas, amendoim, macadâmia, pistache, amêndoas... Essas delicias são denominadas oleaginosas e proporcionam uma série de benefícios para a nossa saúde quando são inseridas na nossa alimentação.

São ricas em gorduras insaturadas, responsáveis pela redução do mau colesterol (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL) o que favorece o bom funcionamento cardiovascular, ou seja, elas são fontes de gorduras boas as monoinsaturadas e as poli-insaturadas que protegem o coração e tem um efeito anti-inflamatório.

Possuem também ômega 3,6 e 9, os quais contribuem para doenças cardiovasculares e processos inflamatórios.

São ricas também em antioxidantes, responsáveis por combater os radicais livres  e retardar o processo do envelhecimento.

Favorece também a redução dos níveis de cortisol o hormônio do estresse que é um dos responsáveis pela resistência da perda de gordura e compulsão alimentar.
Mas leia aqui alguns cuidados que são necessários ao ingerir as oleaginosas:

COMO CONSUMIR AS OLEAGINOSAS:

A melhor maneira de consumir as oleaginosas é na versão in natura. Aquelas sem sal são mais indicadas pelo teor reduzido de sódio, e também porque em geral a tendência é consumir sal além do recomendado proveniente de outros alimentos.

As oleaginosas podem compor um lanche entre as principais refeições. É possível ingerir somente um tipo ou um mix do alimento.

Podem ser usadas também no preparo de receitas como pães, tortas, bolos, roscas entre outas maravilhosas preparações.
Elas também podem ser ingeridas junto com vitaminas, como complemento de saladas e pratos quentes, como o frango xadrez que leva a castanha de caju ou amendoim, o arroz com amêndoas e as massas recheadas.

OS PROBLEMAS DO EXCESSO:

Como as oleaginosas são ricas em gorduras, o consumo em excesso pode levar ao aumento do peso corporal. Além disso, como a castanha-do-pará é rica em selênio, quando consumida em grandes quantidades - mais de dez unidades diariamente por mais de duas semanas - ela pode aumentar a concentração deste mineral e prejudicar a saúde.

QUAL OLEAGINOSA É A MELHOR?

Todas as oleaginosas são benéficas para a saúde. Elas possuem nutrientes semelhantes, como proteínas, fibras e gorduras mono e poli-insaturadas.

-A castanha do Pará destaca-se pelo teor de selênio, um potente antioxidante, cálcio, zinco e potássio mas é importante ressaltar que este alimento não deve ser consumido em excesso.

-A amêndoa, por exemplo, é rica em cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e vitamina E.

-Já o pistache é rico em potássio e vitamina A.

-A castanha de caju em ferro, magnésio, fósforo e zinco.

-A macadâmia é fonte de vitaminas do complexo B e minerais, ômega 7

-E o amendoim em fibras, cálcio, ferro, fosforo e vitamina E. 

CUIDADOS NA COMPRA:

Quando for comprar, o melhor é adquirir aquelas que já vêm embaladas de fábrica ou torrar as oleaginosas compradas à granel antes de consumi-las. Quando a oleaginosa é vendida à granel aumenta o risco de contaminação, pois várias pessoas manipulam e nem sempre se tem o controle de validade e a exposição ao ambiente também é maior.

Pronto agora é só escolher as suas favoritas e degustar essas delicias do bem! Ah e lembrando: Sem exageros hein! Lembre-se que se consumidas em excesso contribuem para uma quantidade significativa de calorias em sua dieta!


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

AnunciAD

PopCash

O Poder das Frutas e Hortaliças

O Poder das Frutas e Hortaliças

Nossa Página no Facebook

Popular Posts

Clima/Tempo

VTR

Blog Archive