Translate

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Frutose: saiba por que o “açúcar das frutas” também pode ser prejudicial




O açúcar é, atualmente, considerado um dos maiores vilões para a saúde humana. Seu consumo em excesso (especialmente no formato de açúcar simples para adição) é associado a várias doenças metabólicas como a diabetes e até mesmo a hipertensão. Mas não é somente o consumo de glicose que vem preocupando médicos e especialistas da saúde: a frutose também vem tomando o papel de vilã nesta história. Mas porque este tipo de açúcar pode ser tão prejudicial para a saúde?

O que é a frutose?

A frutose é um tipo de carboidrato, ou açúcar, encontrado nas frutas, classificado como monossacarídeo que, assim como a glicose, apresenta uma molécula simples, de fácil absorção. Os carboidratos ainda podem ser classificados como oligossacarídeos e polissacarídeos, apresentando moléculas maiores e mais complexas, de absorção mais lenta ou mais difícil. Como qualquer outro carboidrato, a frutose também é considerada uma das nossas fontes primordiais de energia muscular e para o sistema nervoso.

Indústria alimentícia: sacarose e xarope de milho

O fácil acesso ao consumo de açúcar simples nos tempos atuais, graças a enorme produção de produtos açucarados pela indústria alimentícia, como bebidas, doces e compotas, tem levado indivíduos comuns a ingestão excessiva deste produto. Este tipo de açúcar é uma molécula de polissacarídeo, chamada também de sacarose, que quando ingerida é quebrada em dois monossacarídeos: a glicose e a frutose. Além da sacarose, outro tipo de açúcar que começou a ser utilizado em produtos industrializados, é o xarope de milho, extremamente doce e rico em frutose em sua composição. É partir dai que começa o risco. A frutose é metabolizada primeiro que a glicose no fígado, e o seu consumo em excesso pode desenvolver, assim como ocorre com a glicose, várias doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes, a resistência insulínica e a obesidade. Por este motivo, especialistas e profissionais da saúde têm alertado para os perigos do consumo exagerado de alimentos adoçados com frutose e xarope de milho.

Riscos para a saúde

A ingestão de monossacarídeos, como a glicose e a frutose, além de aumentar a ingestão calórica diária total (podendo levar ao sobrepeso e obesidade, se realizados em excesso), é responsável por aumentar a produção de insulina pelo pâncreas. A insulina é o hormônio que vai captar estes açúcares, liberados no sangue, para a produção de energia. Sem ela os níveis de glicose no sangue são altos. O problema é que a produção deste hormônio, quando excessiva, também pode ser prejudicial, já que o organismo não consegue utilizar toda a insulina circulante no sangue, aumentando também a concentração sérica da mesma, e diminuindo sua capacidade de ação nos níveis de glicose. Este é o quadro conhecido como resistência insulínica, onde o hormônio produzido não é capaz de controlar a glicemia sanguínea, podendo evoluir para quadros mais graves, como a diabetes e a hipertensão. A resistência insulínica é a consequência mais grave do excesso de ingestão de monossacarídeos e pode ser encontrada em indivíduos com obesidade ou sobrepeso, mas também naqueles com peso normal mas consumo elevado de açúcares simples e xarope de milho.

Existe risco ao consumir frutose das frutas?

Como toda regra, a da ingestão de frutose também tem sua exceção. Não é necessário retirar da alimentação, além de todos os alimentos ricos em açúcar simples e xarope de milho, as frutas, que são fontes puras deste monossacarídeo. A frutose, nestes alimentos, encontra-se em concentração muito mais baixa em relação as encontradas nos produtos açucarados com xarope de milho. Além disto, as frutas são ricas em fibras alimentares, que naturalmente diminuem a velocidade de absorção da frutose pelo organismo humano.

Moderação: o segredo do sucesso

Apesar de parecer que devemos fugir da frutose para sempre, a premissa de uma alimentação saudável não funciona assim. Você pode perceber nos parágrafos acima que é praticamente impossível fugir da ingestão de frutose: seja porque você vai consumir açúcar simples ou xarope de milho ou porque vai consumir frutas. Para poder viver tranquilamente e lado a lado com a frutose, sem desenvolver problemas para sua saúde, o segredo principal é a moderação. Saiba comer um pouco de tudo, sem exagerar e sem se privar dos pequenos prazeres. Aquele que pratica a moderação vive de maneira mais saudável e mais feliz. Na dúvida das quantidades que você pode ingerir não hesite em procurar um nutricionista.


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

AnunciAD

PopCash

O Poder das Frutas e Hortaliças

O Poder das Frutas e Hortaliças

Nossa Página no Facebook

Popular Posts

Clima/Tempo

VTR

Blog Archive