Translate

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Conheça a diferença entre os alimentos orgânicos e não-orgânicos




Todo mundo já ouviu falar em alimentos orgânicos. Mas você sabe a diferença entre eles e os não-orgânicos? Algumas características são fundamentais para distinguir estes dois tipos de alimentos.

Outros tipos de produtos, além dos vegetais, são capazes de serem orgânicos, carne também pode receber esta denominação. Para isso, os animais devem ter um tratamento diferenciado, tal qual os legumes, frutas e verduras.

A produção



Orgânicos – Durante a produção não é usado nenhum tipo de herbicidas, fertilizantes ou pesticidas, além de proibir qualquer semente modificada geneticamente e aditivos químicos sintéticos como corantes, aromatizantes e emulsificantes.

Não-orgânicos – Neste tipo de plantio, o mais comum deles, é frequente o uso de herbicidas, fertilizantes e pesticidas. Estes produtos podem contaminar o solo e os lençóis de água. Quando estas substâncias são usadas em quantidades acima do recomendado, é comum que insetos e até pássaros morram no meio da plantação por absorverem os químicos. Quem comer estes produtos poderá sofrer com dores de cabeça, alergia e coceiras, entre outras alterações e até doenças.

Criação de animais



Orgânicos –  Animais criados desta forma recebem um tratamento diferente dos demais. Nestes casos, por exemplo, não é usada luz artificial para aumentar a produção.

Não-orgânicos – A luz artificial é usada quase que continuamente neste tipo de criação. Por acharem que é sempre dia, os bichinhos não param de comer e crescem muito mais rápido. Também são usados antibióticos para diminuir as perdas por morte e hormônios para acelerar ainda mais o crescimento.

Aparência dos alimentos


Orgânicos – Não julgue o livro pela capa. Alimentos orgânicos frequentemente não são uniformes no tamanho, podem ser menores que os não-orgânicos. O importante neste caso é o sabor e valor nutritivo, não a aparência.

Não-orgânicos – Estes costumam ser grandes e bonitos. Você já deve ter visto morangos grandes, alguns até crescem unidos. Isso ocorre devido aos produtos químicos usados na lavoura ou por deformação genética.

Benefícios clínicos



Não há comprovação científica sobre a superioridade dos alimentos orgânicos em relação aos não-orgânicos, no que diz respeito a maior fornecimento de nutrientes. O consumo de frutas, verduras, legumes e hortaliças é sempre recomendado, independente da forma de cultivo. Os alimentos orgânicos levam vantagem por oferecerem um menor impacto ambiental e fisiológico por não conter agrotóxicos.

Onde encontrar



Hoje já existem feiras livres e seções em supermercados exclusivas para alimentos orgânicos. Antes de comprar qualquer produto confira as tabelas e rótulos, assegure-se que realmente se trata de um item diferenciado.

 Associação de Agricultura Orgânica, em São Paulo, e a  Associação de Agricultores Biológicos, no Rio de Janeiro, oferecem listas de locais onde estes alimentos podem ser encontrados.


Fonte: consultaclik
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

AnunciAD

PopCash

O Poder das Frutas e Hortaliças

O Poder das Frutas e Hortaliças

Nossa Página no Facebook

Popular Posts

Clima/Tempo

VTR

Blog Archive