Translate

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Excesso de frutose prejudica o fígado, as artérias e o coração



Açúcar das frutas só é processado pelas células hepáticas; alimento também é achado em refrigerantes e doces

Açúcar das frutas só é processado pelas células hepáticas; alimento também é achado em refrigerantes e doces

Excesso de frutose, o açúcar das frutas, faz mal para o fígado. Segundo um artigo publicado na "Harvard Health Publications", o corpo humano lida com os açúcares que consumimos em nossa dieta diária - a glicose e a frutose - de formas bastante diferentes.
Praticamente todas as células do corpo podem quebrar a glicose, mas a frutose só pode ser processada pelas células do fígado. Por esse motivo, o que o órgão faz com esse composto químico, principalmente quando ele está em excesso em nosso organismo, tem consequências sérias para o funcionamento não só do fígado, mas também das artérias e do coração.
  
A frutose já foi uma parte pequena do nosso consumo diário de alimentos. Hoje, porém, consumimos uma média de cinco vezes mais o que consumíamos no início do século XX.

Segundo estimativas, isso acontece porque aumentamos imensamente a ingestão de açúcares refinados em cereais matinais, doces finos, refrigerantes, sucos industrializados e outros tipos de bebidas e comidas adoçadas com frutose.
  
A entrada da substância no fígado dá início a uma série de transformações químicas complexas. Uma reação importante é a transformação da frutose, um tipo de carboidrato, em gordura - processo conhecido como lipogênese.

Se ingerirmos muita frutose, pequenas gotas de gordura acabam se acumulando nas células do fígado. Esse acúmulo é conhecido como "doença hepática gordurosa não alcoólica" - o nome dá-se ao fato de o fígado sofrer da mesma forma que em pessoas que bebem excessivamente.

Desconhecida até 1980, a "doença hepática gordurosa não alcoólica" afeta 30% da população adulta nos Estados Unidos e em alguns países em desenvolvimento, e cerca de 70% a 90% dos obesos e portadores de diabetes.

Quando tratada nos estágios iniciais, ela pode ser reversível. Se a doença não foi diagnosticada cedo, entretanto, o fígado pode inflamar e chegar a causar uma cirrose - o acúmulo de tecido cicatrizado e a subsequente degeneração das funções do fígado.
  
Um artigo publicado em 2010 no "The New England Journal of Medicine" indicou que pessoas portadoras dessa doença do fígado têm mais chances de acumular colesterol nas veias. Eles também são mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Outros estudos já ligaram o consumo excessivo de frutose ao aumento da pressão sanguínea.


Fonte: otempo
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

AnunciAD

PopCash

O Poder das Frutas e Hortaliças

O Poder das Frutas e Hortaliças

Nossa Página no Facebook

Popular Posts

Clima/Tempo

VTR

Blog Archive